
Terapia Familiar
A terapia de família é uma forma de compreender e tratar dos problemas humanos; é um método de tratamento, do indivíduo, das relações familiares, do grupo familiar como um todo e do vínculo entre seus membros. É uma procura de novas alternativas colocando em evidência a competência da própria família, ativando a participação dos membros na resolução dos seus problemas.
O que ocorre num indivíduo que vive numa família não decorre apenas de suas condições internas, mas também das interações com o contexto mais amplo no qual está inserido. Ele recebe o impacto desse ambiente e atua sobre ele, influenciando-o. Nesse sentido, o terreno da patologia, como assinala Minuchin(1982), é a família.
O processo terapêutico ocorre num trabalho conjunto (cliente e terapeuta). Tem como foco o processo de autonomia, que engloba o pertencer/separar-se, o desenvolvimento da consciência do padrão de funcionamento, de suas dificuldades, das escolhas e responsabilidade; a mudança das pautas disfuncionais, favorecendo uma variedade maior de estratégias de funcionamento.
Tem como modalidade os atendimentos: Individual; Casal e a Família
Podemos dizer que seus principais benefícios são:
- Enfatizar a importância de se entender o comportamento das pessoas no contexto;
- Possibilitar maior clareza das relações intra-familiares, favorecendo o auto conhecimento e respeito pelo o outro.
- Possibilitar a percepção de que a maioria das situações é determinada por padrões;
- Permitir aos membros familiares e/ou indivíduos perceberem e entenderem as situações com maior clareza.
- Possibilitar aperfeiçoar a comunicação e as relações interpessoais;
- Aumentar a capacidade de tomada de decisões;
- Estimular a responsabilidade pessoal.
- Favorecer uma mudança construtiva desenvolvendo uma nova perspectiva e, consequentemente, novas atitudes e melhor qualidade de vida tendo em vista que a saúde engloba também os aspectos sociais, dentre os quais as relações familiares.