Terapia Familiar

/Terapia Familiar
familia

Terapia Familiar

A terapia de família é uma forma de compreender e tratar dos problemas humanos; é  um  método  de tratamento, do indivíduo, das relações familiares, do grupo familiar como um todo e do vínculo entre seus membros. É uma procura de novas  alternativas colocando  em evidência a  competência da própria família, ativando a  participação dos membros na resolução dos seus problemas.

O que ocorre num indivíduo que  vive numa família não  decorre apenas de suas condições internas, mas também das interações com  o contexto mais amplo no qual está inserido. Ele  recebe o impacto desse ambiente  e  atua sobre ele, influenciando-o. Nesse sentido, o terreno da patologia, como assinala Minuchin(1982), é a família.

O processo terapêutico ocorre num trabalho conjunto (cliente e terapeuta). Tem como foco o processo de autonomia, que  engloba  o  pertencer/separar-se,  o   desenvolvimento  da  consciência  do  padrão  de  funcionamento, de   suas dificuldades, das escolhas e responsabilidade; a mudança das pautas disfuncionais, favorecendo uma variedade maior de estratégias de funcionamento.

Tem como modalidade os atendimentos: Individual; Casal e a Família

Podemos dizer que seus principais benefícios são:

  • Enfatizar a importância de se entender o comportamento das pessoas no contexto;
  • Possibilitar maior clareza das relações intra-familiares, favorecendo o auto conhecimento e respeito pelo o outro.
  • Possibilitar a percepção de que a maioria das situações é determinada por padrões;
  • Permitir aos membros familiares e/ou indivíduos perceberem e entenderem as situações com maior clareza.
  • Possibilitar  aperfeiçoar a comunicação e as relações interpessoais;
  • Aumentar a capacidade de tomada de decisões;
  • Estimular a responsabilidade pessoal.
  • Favorecer uma mudança construtiva desenvolvendo uma nova perspectiva e, consequentemente, novas atitudes e melhor  qualidade  de  vida tendo em   vista que a saúde  engloba também os aspectos sociais,  dentre os quais as relações familiares.

Modalidade

Contacte-nos