Os benefícios da HC na Época de Exames Escolares

//Os benefícios da HC na Época de Exames Escolares
como-estudar-concentrar

Lisboa, 09 de Fevereiro de 2015 – Na época de exames escolares aumenta a frequência de consultas de apoio psicológico, por parte dos estudantes. Neste período, o aluno recorre a apoio terapêutico para aumentar a capacidade de concentração, gerir a ansiedade e as dúvidas relativamente às suas capacidades, rentabilizar o tempo e a memória e anular a sensação de cansaço.

De acordo com Cristina Infante Borges, hipnóloga clínica, “ A ansiedade e stress podem começar pelo facto do aluno não saber estudar. A primeira sessão consiste numa avaliação prévia do método de estudo do aluno e uma análise dos sistemas representacionais do sujeito (visual, auditivo, cinestésico) para que se possa fazer uma programação mental de aquisição de conhecimento”.

No entanto, conforme explica a hipnóloga “o aluno até pode saber estudar mas factores como a quantidade de informação a reter; uma deficiente dieta alimentar; sentimentos de frustração originados pelo resultado de exames anteriores, entre outros factores podem desestabilizar o sujeito, gerando perturbações de memória e até mesmo bloqueios, no momento da realização do exame. Nesta situação, a hipnose vai permitir bloquear a frustração e reforçar a memória. O aluno vai ainda receber sugestões para que no dia do exame se sinta calmo, sereno e tranquilo”.

 A terapia através de hipnose clínica deve ser realizada antes de começar a estudar para os exames. A hipnose, ao gerar um estado de foco e concentração muito grande, leva a que o aluno entre num estado que lhe permitirá assimilar cada sugestão ou auto-sugestão, a fim de criar as alterações comportamentais ou fisiológicas necessárias para que consiga alcançar os seus objectivos, gerando os estados emocionais mais adequados para a situação.

Cristina Infante Borges acrescenta que “a hipnose permite inclusivamente tornar as matérias a saber, mais apelativas, gerando uma maior disposição para o estudo das mesmas”. 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.